Os esquentadores elétricos foram pensados para espaços que disponham de boa potência elétrica e um agregado familiar com um consumo médio de caudal de água, sendo uma solução eficiente e muito cómoda.
O espaço exigido para este tipo de esquentador, é geralmente menor do que para qualquer outra solução de aquecimento de água, não menos importante é a proximidade face às torneiras, para reduzir o desperdício de água fria inicial.
Um esquentador oferece a vantagem de não esgotar a água quente.
Os termoacumuladores são reservatórios de água aquecida pronta a usar, também conhecidos como cilindros. Permitem usufruir de um maior conforto, proporcionando ao cliente água quente sempre que necessário com pressão e temperaturas constantes.
Se no passado, estes equipamentos eram pesados e dispendiosos, os termoacumuladores mais recentes têm características que melhoram bastante a eficiência energética, além de terem um custo inicial mais baixo do que outras soluções.
Os termoacumuladores inteligentes conseguem adaptar o seu funcionamento à utilização da água, originando poupanças no consumo de energia para aquecer água. Por exemplo, nos banhos matinais, o equipamento aquece a água umas horas antes, desligando-se ao longo do dia. No entanto uma parte da água mantém-se aquecida, para que esteja disponível de imediato.
Na altura de escolher o termoacumulador, é importante ter em conta a capacidade do equipamento.