Os sistemas fotovoltaicos permitem que a energia solar seja convertida diretamente em energia elétrica. Sendo Portugal um dos países da Europa com maior índice de radiação solar e como é gratuita, torna-se possível uma redução significativa do valor de energia a pagar mensalmente.
Casas particulares e empresas são os principais beneficiários. O aproveitamento de energia solar é uma forma limpa e segura que permite obter a independência energética. Com recurso a baterias poderá armazenar a energia produzida durante o dia para consumir quando achar conveniente.
O aumento da capacidade de produção através, da instalação de um maior número de módulos solares, é possível em função do perfil de consumo que engloba a potência dos aparelhos de consumo instalados, o tempo de uso diário de cada um deles e o número de dias de autonomia pretendidos.
Este tipo de equipamentos pode ser instalado no telhado, no chão ou então em soluções para estacionamento (onde cria sombra para os carros e produz a sua própria energia).
Existindo uma crescente subida nos preços da eletricidade e uma descida na tecnologia fotovoltaica, o presente e o futuro passa sem dúvida pela produção para autoconsumo.
Esta produção para autoconsumo consiste em consumir no momento a energia que está a ser produzida, caso esta não seja suficiente entra automaticamente a da rede elétrica. Se existir algum excedente este pode ser vendido à rede elétrica, ou poderá ser armazenada em baterias para consumir quando achar conveniente.
Estes sistemas são adequados tanto a clientes particulares como a empresas, visto que são ideais para reduzir cargas durante o dia, pois o horário laboral é durante o período solar e também quando a energia é mais cara.
O aproveitamento de energia solar é uma forma limpa e segura que permite obter a independência energética. O aumento da capacidade de produção através da instalação de um maior número de módulos solares é possível adequando a produção aos consumos existentes.