O PAVIMENTO RADIANTE oferece conforto para toda a residência, dando um novo significado ao aquecimento e conforto. Oferece uma resposta rápida, evitando o sobreaquecimento e desperdício de energia, permitindo que toda a superfície da habitação possa ser utilizada para aquecer por divisão e gerar um ambiente saudável.
Este sistema de aquecimento consiste em tubagens hidráulicas ou resistências elétricas.
Atualmente o pavimento radiante através da ligação hidráulica e fluido água permite o aquecimento e arrefecimento e as resistências elétricas permitem apenas o aquecimento.
É a escolha mais comum, e possivelmente a mais acertada, para instalar na fase de construção de um edifício, embora também se possa fazer em restauros.
O sistema consiste na instalação de uma rede de tubos sob o pavimento onde circula um fluido termodinâmico, muitas vezes água quente.
Tem como maior vantagem a possibilidade de ser utilizado em conjunto com fontes de energia renovável e as tradicionais.
É um sistema aberto ao futuro, porque a água é sempre um condutor térmico.
O sistema de aquecimento por piso radiante elétrico consiste em instalar sob o pavimento, ou no próprio pavimento, um conjunto de resistências elétricas.
Este sistema é usualmente mais barato do que o hidráulico e não necessita de qualquer infraestrutura específica que é garantido pelo fornecimento de energia da rede elétrica ou energias renováveis através de painéis fotovoltaicos. Este facto torna-o, no entanto, mais caro a longo prazo.
Por outro lado, tem uma manutenção mais simples, as avarias não implicam fugas de água, e torna a regulação da temperatura mais rápida.