Biomassa é a matéria orgânica, quer seja de origem vegetal quer animal, que pode ser utilizada como fonte de energia.
A Biomassa, depois do Sol, é uma das mais antigas fontes de energia, utilizada pelo Homem.
Dos vários tipos de fontes da Biomassa destacam-se, os resíduos florestais e os das indústrias de flora florestal, os resíduos da agropecuária, agricultura, jardinagem, parte biodegradável dos resíduos sólidos urbanos (lixo doméstico), entre outras.
A biomassa pode ser é considerada um recurso natural renovável e contrariamente aos combustíveis fósseis, é menos agressiva diminuindo assim o risco ambiental.
Os pellets e a lenha são um produto de biomassa muito importante como combustível para o aquecimento.
Os Pellets significam o desempenho e simplicidade devido aos inúmeros equipamentos existentes, combinando eficácia e vantagens práticas que lhe proporcionam liberdade e flexibilidade. Não esquecendo que a qualidade dos Pellets tem influência no desempenho energético, proporcionando um aquecimento eficaz e agradável.
A Lenha significa a poupança e a estética, sendo que muitas famílias optam por este combustível devido não só ao conforto do aquecimento mas, também ao sublime espetáculo que o fogo que proporciona ao seu olhar, tendo assim uma experiência autêntica e intensa. No entanto, terá de avivar a chama regularmente!
Os equipamentos a biomassa (pellets e lenha) são uma boa solução a nível ecológico, energético e económico para produção de águas quentes sanitárias e de aquecimento central, podendo fazer apenas a produção de águas quentes sanitárias, quando não é necessário o funcionamento do aquecimento central.